Arma para defesa – Tudo o que você precisa saber antes de escolher

Este post é para você que quer comprar uma arma mas está em dúvida. Quer saber qual é o melhor calibre para sua arma de defesa? Ou o modelo que se enquadra na sua realidade? Veio ao lugar certo! Veja tudo o que você precisa saber antes de escolher sua arma para defesa

Hoje no brasil existem diversos modelos de armas disponíveis para todo tipo de público. Isso é ótimo, porque abre um leque de opções, mas este leque de opções pode acabar confundindo quem não tem um conhecimento aprofundado no assunto.

Sua arma deve ser baseada na sua realidade de uso.

Cada tipo de arma possui muitas diferenças entre um modelo e outro. Por exemplo, a pistola TS9 e a pistola TH9 da Taurus, embora sejam da mesma fabricante, com tamanhos semelhantes e mesma capacidade, possuem diferenças muito grandes, são projetos completamente diferentes, com mecanismos diferentes. Essas diferenças existem por que cada arma é destinada para um público diferente, por exemplo, a pistola TS9 é uma arma voltada para a segurança pública e para o uso esportivo, já que possui um gatilho bem sensível, que possibilita uma precisão maior, e consequentemente um cuidado a mais, já que a trava dela foi feita para “cumprir tabela” e é recomendado que não use esta arma travada, pelo difícil acesso. Já a Th9 é uma arma que possui cão, travas ambidestras, e desarmador do cão. Armas completamente diferentes que são exemplos de que é necessário escolher conforme a SUA realidade. Não existe uma arma padrão para todo mundo. E neste post vamos falar sobre cada uma, para te ajudar a decidir qual é a melhor opção pra você.

Tipos de uso

Cada pessoa tem uma realidade para o uso da sua arma, por exemplo, se você tem o porte federal e quer uma arma para andar o dia todo com ela na cintura, você precisa escolher um modelo compacto ou sub compacto (quem acha que isso não importa é porque não anda armado todos os dias ou quer te vender uma fullsize).
Já se você quer uma arma para ter em casa, o tamanho já não importa tanto.
Já se você quer uma arma para esporte, que também possa usar para defesa, já são outros itens que deve-se levar em consideração, como por exemplo: Peso do gatilho, capacidade do carregador, capacidade de customização, e etc.
Resumindo, não existe uma arma boa para todo mundo. A arma que atende as necessidades do seu amiguinho pode não ser a melhor opção para você. Mas quero deixar claro que, ter uma arma é melhor do que não ter uma arma. Não espere juntar dinheiro para comprar uma importada se você pode comprar hoje uma nacional. É melhor uma nacional na mão do que uma glock na Áustria.

Calibre pra defesa

Qual é o melhor calibre para defesa? Essa é uma pergunta que está no top10 de todos os clubes. O melhor calibre para defesa na nossa opinião é o calibre que você consegue atingir o alvo e causar uma boa perfuração para atingir o maior numero de órgãos e que o agressor perca a maior quantidade possível de sangue no menor tempo, cessando assim a ameaça, e tenha um recuo controlável, por que de nada adianta você atirar com um um canhão no seu alvo se você errar todos os tiros.

O melhor calibre de defesa para pistolas: Por muito tempo o calibre .40S&W foi usado pelas polícias do mundo todo acreditando ser o melhor calibre, isso aconteceu por que levavam em conta o famoso “Stopping Power” que hoje descobriu-se que não funciona, por isso o calibre 9x19mm (conhecido no Brasil como 9mm) está substituindo o calibre .40S&W em quase todas as forças de segurança do mundo. Por que o calibre 9mm tem um menor recuo, possibilitando um retorno da visada mais rápido, consequentemente sequencias mais rápidas com maior velocidade e aproveitamento dos disparos, e a diferença do “estrago” de um projétil 9mm e um . 40 no corpo é praticamente o mesmo. Não dê ouvidos a quem fala que “.40 derruba com um tiro só independente de onde pegar”, ISSO NAO EXISTE! É coisa de quem não entende sobre o que está falando, ou invenção de quem quer vender a sua .40 para comprar uma 9mm (HAHA).
Sendo assim, o calibre 9mm para a defesa. Principalmente sendo a sua primeira arma. A diferença no recuo é nítida, e armas no calibre 9mm costumam ter uma maior capacidade de tiros no carregador.

ARMAS PARA TER EM CASA – DEFESA RESIDENCIAL

A escolha de uma arma para sua residência tem que ser pensada levando em conta as seguintes variáveis:
1 – Quem mora comigo que poderia vir a utilizar a arma em uma situação de defesa?
2 – Com que frequência eu e quem mora comigo poderá treinar com a arma que vou adquirir?

Revólver
Se você quer comprar uma arma para deixar em casa, e a sua esposa (ou seu esposo) fica em casa na maior parte do tempo, ela/ele deve saber usar. Caso não estejam dispostos a investir em treinamento constante, o revólver é uma arma de uso mais fácil para leigos.
Óbvio que vocês devem fazer treinos de tiro com o revólver, mas o manuseio da pistola requer mais treinamento, um aprofundamento maior sobre panes e requer força física para sanar panes, coisas que a sua avó terá dificuldade, mas não terá tanta dificuldade em puxar o gatilho de um revolver, por exemplo.
É importante salientar que a ideia de que o “revolver nunca falha” e que “pistola engasga” não fazem sentido. Qualquer arma pode falhar. O revolver é mais simples de resolver, mas a cada disparo de revolver que falha, é uma munição a menos que você tem, e a capacidade dos revolveres costuma ser muito inferior a capacidade das pistolas.
Recomento que se for escolher um revólver para defesa residencial, pegue um revolver calibre .38SPL com cano entre 3 e 6 polegadas.
Quanto maior o tamanho do cano, menos você vai sentir o recuo. Canos de 2 polegadas tem um recuo bem acentuado. Revólveres no calibre .357 Magnum também são recomendados, porém tem um maior recuo e a munição é mais cara e não é tão fácil de encontrar como a munição .38 SPL.

Pistola
As pistolas tem uma capacidade muito maior do que os revólveres. Isso para defesa residencial pode ser importante, já que você não sabe a intensão de quem está invadindo, nem pode prever quantos meliantes virão. Além disso, em uma situação de estresse é muito mais fácil inserir o carregador em uma pistola do que inserir as munições no tambor de um revólver.
Mas toda essa vantagem se torna nula se você não souber usar. As pistolas se bem empunhadas, e usando munição original, dificilmente vão apresentar panes, mas se apresentar pane no meio de um tiroteio, é melhor você saber usar, ou talvez não terá outra chance. Por isso se a sua opção é a pistola, treine! Compre uma arma que você tenha condições de treinar. Não vá comprar uma importada se você não vai ter dinheiro pra munição depois. Prefira algo que esteja na sua realidade.
Hoje em dia temos vários modelos nacionais com um ótimo custo benefício. Para a defesa residencial eu recomendo a TH9 da Taurus, pois tem todo sistema ambidestro (as teclas são dos dois lados), você pode deixar a munição na câmara e desarmar o cão, ou seja: o mecanismo fica desarmado e só ira disparar se acionar o gatilho, e ainda assim você pode travar ela.

continua…

1 thought on “Arma para defesa – Tudo o que você precisa saber antes de escolher”

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *